Gerenciando o Impacto Ambiental

A Gestão Ambiental caracteriza-se por ser o conjunto de ações gerenciais, administrativas e executivas que possibilitam o planejamento ambiental, parte destas ações tem, por objetivo, prevenir e reduzir as interferências ambientais ocasionadas na construção do empreendimento com uma Gestão Ambiental de boa qualidade na execução dos projetos e ações ambientais previstos no PCA, através do acompanhamento dos trabalhos realizados desde a fase de concepção do empreendimento até a sua implantação final. Agindo assim, a Gestão Ambiental promoveu a integração entre todos os projetos em execução e propiciou o envolvimento das comunidades e órgãos públicos municipais da região, tais ações podem ser assim resumidas:

- Ações de Controle Ambiental na Fase de Implantação da LT Itutinga – Juiz de Fora e Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Teve como objetivo minimizar os impactos ambientais gerados nos canteiros de obra e escritório central, além da construção das fundações da obra propriamente dita. Além disso, atuar no gerenciamento dos resíduos sólidos provenientes da construção da LT e das subestações visando minimizar sua geração e indicar a forma correta de disposição final garantindo, desta forma, a segurança do homem e a preservação do meio ambiente.

- Monitoramento da Herpetofauna: Levantamento de espécies nativas de anfíbios e répteis e monitoramento dos impactos sobre eles durante as fases de construção e operação do empreendimento. O objetivo primordial é formar uma base de informações que servirá para identificar possíveis impactos ambientais provocados pela implantação da LT e indicar medidas que minimizem estas interferências.

- Recuperação de Áreas Degradadas: Recuperou e conservou os recursos naturais afetados pelo empreendimento.



- Monitoramento do Callicebus Personatus: Primatas são importantes indicadores para as florestas tropicais como componentes fundamentais de estratégias para a conservação da biodiversidade. O Callicebus Personatus (Sauá) ocorre na região sudeste sendo encontrado na bacia do rio doce. É considerada uma espécie ameaçada de extinção. A supressão da vegetação, ao longo do traçado da LT, pode ser avaliada como um impacto negativo quanto à manutenção dos hábitos da espécie na região. Dessa forma, o objetivo do projeto é confirmar a presença da espécie e monitorá-la, acompanhando os impactos provocados devido à construção da LT.



- Educação Ambiental: Tem por objetivo difundir informações e conhecimentos em educação ambiental junto às comunidades dentro da área de abrangência do empreendimento, a fim de incentivar a adoção de práticas de proteção e conservação, qualidade de vida e convivência harmoniosa com a LT. O trabalho foi focado na conscientização das pessoas (trabalhadores da obra e população local) quanto aos cuidados com o patrimônio natural e cultural da região proporcionando uma relação mais responsável com o meio ambiente.

Ações culturais e sociais

Incentivando a cultura, a Companhia Transudeste de Transmissão implantou e executou diversos projetos sociais e culturais na região de abrangência da Linha de Transmissão Montes Claros-Irapé, em razão de sua conduta de responsabilidade socioambiental. Desenvolveu ações extraordinárias junto às comunidades locais no sentido de estabelecer uma relação ainda mais próxima, responsável e harmoniosa com a população, através de uma Compensação Ambiental, cujo objetivo é incentivar a preservação ambiental na área de abrangência da Linha de Transmissão Montes Claros-Irapé. Em março de 2005, através da Câmara de Proteção da Biodiversidade do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, ficou e aprovou um percentual a ser alocado na compensação ambiental da LT em questão, cujas ações foram realizadas em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas – IEF. A compensação foi aprovada em agosto do mesmo ano e definido um percentual de 0,5% do custo total de implantação do empreendimento a ser aplicado na regularização fundiária do Parque Estadual Grão Mogol. Esta foi uma das ações de responsabilidade socioambiental da Companhia Transudeste de Transmissão.

A Companhia Transudeste também participou nos estudos para criação de unidade de conservação denominada Veredas do Botumirim numa área fora da abrangência da sua linha de transmissão.