Gerenciando o Impacto Ambiental

A Gestão Ambiental caracteriza-se por ser o conjunto de ações gerenciais, administrativas e executivas que possibilitam o planejamento ambiental, parte destas ações tem, por objetivo, prevenir e reduzir as interferências ambientais ocasionadas na construção do empreendimento com uma Gestão Ambiental de boa qualidade na execução dos projetos e ações ambientais previstos no PCA, através do acompanhamento dos trabalhos realizados desde a fase de concepção do empreendimento até a sua implantação final. Agindo assim, a Gestão Ambiental promoveu a integração entre todos os projetos em execução e propiciou o envolvimento das comunidades e órgãos públicos municipais da região, tais ações podem ser assim resumidas:

- Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Gerenciamento dos resíduos sólidos provenientes da construção da LT e das subestações visando minimizar sua geração e indicar a forma correta de disposição final garantindo, desta forma, a segurança do homem e a preservação do meio ambiente.

- Monitoramento da Fauna: Levantamento de espécies nativas e monitoramento dos impactos sobre a fauna local durante as fases de construção e operação do empreendimento. O objetivo primordial é formar uma base de informações que servirá para identificar possíveis impactos ambientais provocados pela implantação da LT e indicar medidas que minimizem estas interferências.

- Recuperação das Áreas Afetadas pela Implantação da LT e das subestações: Adoção de medidas preventivas e/ou corretivas nas áreas afetadas pela construção da linha de transmissão com o objetivo de resguardar as características ambientais do local de implantação do empreendimento. A utilização de técnicas de conservação, por exemplo, permitiu a redução de áreas deterioradas ao longo de toda a extensão da LT.



- Remoção e Manejo da Vegetação na Faixa de Servidão: Acompanhamento e orientação técnica da supressão total ou parcial da vegetação da faixa de segurança necessária para a construção da LT, visando à redução do desmatamento autorizado pelo órgão ambiental. Além disso, o manejo adequado da vegetação garante a redução dos impactos negativos da obra permitindo pro exemplo, o trânsito sem prejuízo de espécies da fauna local.

- Reconstituição da Flora – Dentre outros procedimentos, o plantio de espécies nativas em áreas afetadas pela construção de Linha de Transmissão objetivando a restauração do equilíbrio natural da região e minimizando os impactos negativos.



 - Educação Ambiental: Tem por objetivo difundir informações e conhecimentos em educação ambiental junto às comunidades dentro da área de abrangência do empreendimento, a fim de incentivar a adoção de práticas de proteção e conservação, qualidade de vida e convivência harmoniosa com a LT. O trabalho foi focado na conscientização das pessoas (trabalhadores da obra e população local) quanto aos cuidados com o patrimônio natural e cultural da região proporcionando uma relação mais responsável com o meio ambiente.



A preocupação com o meio ambiente da região tem sido constante. Prova disso, é que determinadas espécies de plantas nativas, com os pequizeiros, estão sendo preservadas ao longo do traçado da LT. Uma das torres, por exemplo, durante a fase de construção, foi deslocada a fim d evitar o corte de uma dessas árvores.



Ações culturais e sociais

Incentivando a cultura, a Companhia Transirapé de Transmissão está participando do desenvolvimento de diversos projetos:

- Comunicação Social: Estabelecimento e manutenção da canais de comunicação entre a Transirapé, trabalhadores envolvidos na obra e população local destinados a informar e esclarecer sobre as ações de implantação e operação do empreendimento, bem como atender às solicitações das comunidades, em um perfeito trabalho de integração.

- Monitoramento dos Aspectos Socioeconômicos: Identificação das possíveis pressões nos serviços públicos na área de abrangência da LT em função da presença de uma população atraída direta ou indiretamente pela obra, e avaliação de medidas que minimizem ou evitem a ocorrência deste impacto.

- Vigilância Epidemiológica e de Apoio às Ações de Saúde: Definição de ações de saúde junto aos trabalhadores nos canteiros de obras e de redução no impacto causado sobre os órgãos de saúde pública na região.

- Segurança e Alerta: Tem por objetivo a prevenção de acidentes com os trabalhadores da obra e a população em geral na área do empreendimento durante ad fases de construção e de operação.

- Prospecção e Resgate do Patrimônio Arqueológico: Identificação e salvamento dos sítios arqueológicos e educação patrimonial na região abrangida pela Linha de Transmissão Irapé-Araçuaí 2, a fim de promover ações de conscientização das comunidades. Os materiais históricos encontrados (vasilhas, cerâmicas, por exemplo) foram registrados resgatados com técnicas apropriadas para se evitar danos; uma atitude positiva de preservação do patrimônio cultural local. A Transirapé desenvolve, também, ações extraordinárias junto às comunidades locais da área de abrangência da Linha de Transmissão no sentido de estabelecer uma relação ainda mais próxima, responsável e harmoniosa com a população.

A equipe de arqueologia do Projeto de Prospecção e Resgate do Patrimônio Arqueológico desenvolveu um estudo histórico da região e das práticas culturais representadas através dos trabalhadores em cerâmica. A conscientização da comunidade quanto à necessidade de preservação da memória cultural da região foi colocada em prática durante o 24º Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. Para tanto a Prefeitura Municipal de Araçuaí cedeu gentilmente um espaço para a amostra do trabalho do projeto.