A Companhia Transirapé de Transmissão tem como objetivo social principal a prestação de serviços de planejamento, implantação, construção, operação e manutenção de instalações de transmissão de energia elétrica.

Através do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 012/2005, lote B - ANEEL, datado de 15 de março de 2005, celebrado com a União, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, foi outorgada à Companhia a concessão de Serviço de Transmissão de Energia Elétrica, pelo prazo de 30 anos, que consiste na implantação, manutenção e operação da linha de transmissão de 230 kV, com 65 km de extensão, tendo origem na subestação de Irapé, e término na nova subestação de Araçuaí, ambas no Estado de Minas Gerais.



O sistema da Companhia Transirapé de Transmissão integra a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional, cuja coordenação e controle da operação de transmissão de energia elétrica, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL na figura do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, pessoa de direito privado, sem fins lucrativos, entidade autorizada pelo Ministério de Minas e Energia - MME.

Os serviços de operação e manutenção do sistema de transmissão são realizados pela CEMIG, sob a supervisão e fiscalização da Companhia Transirapé de Transmissão, tendo apresentado um bom desempenho de suas atividades, sem ocorrência de falhas que viessem a comprometer os serviços de transmissão de energia elétrica. A Disponibilidade da Linha de Transmissão foi de 100 % 2008. A disponibilidade representa a proporção entre a quantidade de horas em que a linha encontra-se disponível em um determinado período e o total de horas no período considerado.

Missão

Transmitir energia elétrica com a melhor qualidade, continuidade, rentabilidade e responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento social.

Visão

Ser reconhecida como empresa de destaque no cenário nacional de Transmissão da Energia Elétrica.

Princípios e Valores

Os principais valores da empresa são:

- Transmissão de energia elétrica com qualidade.
- Compromisso com seus parceiros de negócios.
- Responsabilidade ambiental e social.
- Ética, profissionalismo e valorização dos seus colaboradores.
- Assegurar rentabilidade aos negócios com retorno aos acionistas.

As práticas da governança corporativa da Transirapé permitem uma administração otimizada em benefício de seus acionistas e clientes, gerando diversas vantagens, como:

- Minimização de riscos, por meio de mecanismos de controles eficientes.
- Maximização da eficiência, com a monitoração constante das medidas de desempenho.
- Estruturação de mecanismos de controle que promovem práticas contábeis eficientes e transparentes.
- Mecanismos apropriados de controle, de acordo com as políticas administrativas e seus respectivos requisitos legais.

O Conselho de Administração é composto por 5 membros, todos eleitos pela Assembléia Geral, que também elege o Presidente do Conselho de Administração. É de sua competência a orientação geral dos negócios, através de diretrizes fundamentais de administração, bem como controle superior da empresa, pela fiscalização da observância das diretrizes fixadas, acompanhamento da execução dos programas aprovados e a verificação dos resultados obtidos.

A Diretoria Executiva é composta pelo Diretor Administrativo-Financeiro e pelo Diretor Técnico.

Os trabalhos de Auditoria Interna são executados por empresa de Auditoria Independente com o objetivo de avaliar os sistemas de controles internos, visando salvaguardar os ativos da empresa e cumprimento das diretrizes emanadas pelo poder concedente.